Luiz Murilo é gerente de políticas e procedimentos contábeis na Petrobras, representante da Confederação Nacional da Industria (CNI) no Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e integrou o Global Preparers Forum (GPF) de 2012 a 2022. É graduado em contabilidade e economia e pós-graduado em controladoria e finanças. Adicionalmente, é licenciado como Contador Público Certificado (CPA).
Andréa Nogueira atua há 18 anos na M. Dias Branco como Diretora de Gente, Gestão e Sustentabilidade, respondendo corporativamente pelas áreas de Recursos Humanos e seus subsistemas, Gestão, Estratégia, Comunicação e Sustentabilidade. Desde 2022 faz parte do Conselho de Administração da M. Dias Branco.
Bacharel e Mestre em Administração de Empresas, Andréa possui larga experiência em gestão estratégica e de pessoas, com certificação em Coaching e formação em escolas de Liderança como Aman Key, HSM e Fundação Dom Cabral.
No passado, foi sócia-diretora da Resolução Consultoria Empresarial, com atuação em empresas públicas e privadas, além de executiva de empresas dos segmentos de previdência e saúde.
José Augusto Mendes Lobato
Gerente de educação corporativa ESG no Grupo Report, no qual atua há 13 anos. À frente de processos de relato, já coordenou trabalhos para clientes como Natura, BRF, Samarco, Raia Drogasil, Unilever, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, EcoRodovias, Dow e Grupo São Martinho. Coordena o desenvolvimento de cursos certificados IFRS e GRI e é instrutor certificado pelas entidades. Jornalista (Unama), com mestrado (Cásper Líbero), doutorado (USP) e pós-doutorado (UAM) em Ciências da Comunicação. Professor universitário e gestor acadêmico na Universidade São Judas, onde também estuda Ciências Sociais.
Marcio Farid joined Goldman Sachs in 2021 to lead the Latin America Basic Materials sector. Previously, Marcio was a pulp & paper and metals & mining analyst for J.P Morgan for 2 years, and prior to that covered the same sector at UBS for 5 years. Marcio earned a Bachelor of Business Administration from Fundacao Getulio Vargas in 2014 in Sao Paulo, Brazil.
Fernanda é sócia da área de Societário, Governança Corporativa e ESG & Impacto do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. É formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Membro da Comissão de Direito Societário e Mercado de Capitais do IBRADEMP e Membro da Comissão de Mercado de Capitais da OAB/RJ.
É especialista em consultivo e contencioso administrativo envolvendo a Comissão de Valores Mobiliários, o Conselho de Recurso do Sistema Financeiro Nacional e a B3. Também atua em operações de M&A, ofertas públicas de aquisição e restruturação societária envolvendo companhias abertas, bem como assessoria administradores e acionistas em disputas societárias e em questões gerais de governança corporativa. Sua prática de ESG & Impacto envolve temas ligados a aspectos de Governança. Reconhecida como uma das principais advogadas no Brasil pela IFLR1000 e Legal500.
Rodrigo tem 25 anos de experiência em Gestão Financeira, atuando em cargos de liderança na Eternit e outros segmentos como indústrias e construção. Como CFO e IRO, liderou áreas de Planejamento Financeiro, Tesouraria, Contabilidade, entre outras, além de apoiar diretamente a área jurídica com relatórios para o Conselho de Administração. Realizou reorganizações corporativas para maximizar sinergias e recuperar unidades de negócio, além de gerir relações com instituições financeiras para captação de recursos e reestruturação de dívidas. Implementou o sistema ERP (SAP) e adotou IFRS, preparando a empresa para listagem na B3 e implementando práticas de ESG. Representou a empresa na CVM e B3, gerenciou as assembleias de acionistas e desenvolveu estratégias eleitorais. Também estruturou a área de RI, implementou programas para IPOs e participou de roadshows internacionais, recebendo diversos prêmios no setor.
Reinaldo Oliari é sócio da Audit & Assurance da Deloitte no escritório de São Paulo. Possui ampla experiência em assessoria contábil, financeira e auditoria. Há mais de 15 anos apoia os clientes da Deloitte dos setores públicos e privados de grande porte, com atuação em diversos segmentos de mercado.
Jéssica Regina, Profissional com 18 anos de experiência, hoje é Controller Brasil na Coface do Brasil e Fundadora do Financ.ia, grupos de estudos sobre IA para Finanças & Contabilidade.
Os grupos são os primeiros do país e em apenas 90 dias obteve mais de 2 mil inscrições. Hoje com mais de 10 mil seguidores no Linkedin, Jéssica tem sido uma influenciadora no mundo contábil-financeiro com suas postagens atualizadas sobre tudo que está acontecendo na IA para estes segmentos.”
Fernando Luciano, Diretor de Gestão de Pessoas da Vivo, já liderou times no segmento de serviços digitais, novos negócios e inovação. Durante sua liderança em serviços digitais desenvolveu produtos como Kantoo, Vivo Meu Show, Vivo Música by Napster, Vivo Meditação, Vivo Protege, Vivo NBA, etc.
Foi membro do Comitê Wayra, iniciativa de inovação aberta e empreendedorismo da Vivo.
Liderou o time de Talentos da Vivo, com implementações de soluções integradas de motivação e engajamento, retenção, capacitação e desenvolvimento amplo alcance e da liderança. No seu desafio atual lidera o time de Gestão de Pessoas, apoiando as estratégias de estrutura, remuneração, benefícios, workforce planning, upskilling e reskilling, transformação cultural, atração e diversidade. Além de contribuir na aceleração da inovação na área de Pessoas.
Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e com MBA em Finanças pelo INSPER – IBMEC SP, possui 20 anos de experiência em Relações com Investidores (RI), tendo atuado em empresas como Gerdau, Positivo Tecnologia, Track&Field, CSU, Smiles, Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) e Banco Unibanco.
Eleita por três vezes para o Conselho de Administração do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), assume a posição de Presidente do Conselho de Administração no biênio 2024-2025.
Valverde é um profissional sênior, com experiência internacional e carreira desenvolvida em grandes corporações como Biosev (Louis Dreyfus Group), Springs Global (Coteminas), Unigel, Braskem e Dow Chemical Company.
Atuou nas áreas de Produção, FP&A, M&A, Relações com Investidores, Mercado de Capitais e Gestão Empresarial, tendo alcançado posições de Diretoria de Relações com Investidores em Companhias listadas no Brasil e no exterior.
Valverde tem vasta experiência na relação com o Mercado de Capitais via gestão de áreas de Relações com Investidores e na execução de transações de renda fixa e variável, envolvendo investidores locais e globais.
Atualmente, Valverde é Presidente Executivo do IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores.
Jvan Gaffuri is a member of the S&P Global Sustainable1 ESG Benchmarking Team since January 2020, when S&P Global acquired the ESG Ratings Business from RobecoSAM. He began his career at RobecoSAM as a senior equity analyst in the equity research team covering technology companies and firms specializing in pollution control. His professional roles also span experience as a Portfolio Manager/Financial Analyst for Japanese and Asia/Pacific equities (deputy for USA) at Swiss Life Asset Management. Jvan began his career within the investment research department of the Banca del Gottardo (Switzerland) where he was in charge of the analysis of equity markets in Japan and the Asia/Pacific region. Jvan Gaffuri studied economics at the University of St. Gallen (Switzerland) and is a Certified European Financial Analyst (CEFA).
Anna Guimarães é presidente do Conselho Consultivo do 30% Club Brazil. Mestre em Ciência pelo ITA e MBA pela USP. Como executiva, possui 9 anos de experiência como CEO da EFESO e KEMA Inc. É participante ativa nos Conselhos de Administração e Fiscal, bem como dos Comitês de Auditoria, Gestão de Riscos e Inovação & Tecnologia há 10 anos. Com Certificação CCA (IBGC) e cursos de educação continuada nessa área, desenvolveu e dirigiu com o IBGC e Saint Paul um curso de preparação de “Conselheiras de Administração”, em cooperação com a Columbia University e Jonhs Hopkins (EUA). Em 2018 foi convidada a fundar o capítulo Brasil do 30% Club, que visa promover a equidade de gênero nos Conselhos das empresas das 100 maiores Cias do Mercado de Capitais no Brasil (IBrX100). Atualmente é Presidente do Conselho, desde 2023, e atua como Conselheira em Cia Aberta (receita anual de 26 bilhões de reais) e na Fundação da Usiminas.
Vânia Maria da Costa Borgerth, é contadora, conselheira de administração certificada pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e vice-coordenadora de Relações Internacionais do CBPS (Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade)
- Diretora do IESBA (International Ethics Standards Board for Accountants), membro do Conselho de Administração e do Presidente do Comitê de Auditoria da SHIFT Project; Board Member da International Foundation for Valuing Impacts - IFVI. Prêmio “Profissional do Ano – Contabilidade” pela ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Ano 2022
- No BNDES, exerceu várias funções executivas como Contadora Chefe (2004-2011), Assessora da Presidência (2011-2016) e Superintendente de Controladoria (2016-2018).
- Representante do IBGC no IRCC – Integrated Reporting and Connectivity Council (ex-IIRC) e coordenadora do Pilar “Transparência” da Agenda Positiva de Governança e membro da Comissão Coordenadora da revisão do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa (6ª. Edição). Membro do Expert Panel do A4S – Accounting for Sustainability.
- Membro da Delegação Brasileira no UNCTAD/ISAR (International Standards for Accounting and Reporting) desde 2007, tendo atuado como chefe da Delegação (2013-2020), presidente da 32ª. Reunião Anual e Vice-presidente/Relatora da 36ª. Reunião Anual. Presidente da Aliança Regional Latino Americana do ISAR (ARL).
- Coordenadora Operacional do Grupo de Trabalho sobre Relato Integrado do Conselho Federal de Contabilidade que resultou na OCPC no. 09 (Resolução 14/20 da CVM).
- Representante do Brasil no Advisory Council do IFRS (2015-2020) e no Consultative and Advisory Group do IAASB e IESBA– órgão internacional de normas de auditoria e ética contábil (2010-2020). Participante do W-CFO Brasil, no WCD e no 30% Club
- Doutoranda em Contabilidade pela FUCAPE Business School. Mestre em Administração com MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ (1998) e em IFRS pela FIPECAFI (2022). Possui certificação internacional em IFRS pela Association of Certified Chartered Accountants – ACCA (2012). Especialista em Contabilidade pela FGV-RJ (1988-89). Autora do livro “SOX: entendendo a Lei Sarbanes-Oxley” publicado pela Editora Thomson Learning em 2006.
Gabriel Cambuí, brasileiro, International DCM Director no Banco UBS – BB. Com mais de 20 anos no mercado financeiro, dedicado desde 2010 à transações de Renda Fixa no Mercado Internacional. Com passagens por São Paulo, Nova Iorque e Miami (onde atuou como co-Ceo da Corretora Americana Banco do Brasil Securities), já executou mais de 150 transações internacionais em sua carreira.
Graduado em Direito, pós-graduado em Direito Eletrônico, detém Mestrado Internacional concedido pela Miami Herbert Business School.
Com mais de nove anos de atuação em Relações com Investidores, atualmente sou Gerente de Relações com Investidores e tesouraria na Aura Minerals Inc, onde lidero atividades globais de RI e de captação da Companhia, reporto-me diretamente ao CFO. Minha missão é gerenciar relacionamentos estratégicos com investidores, analistas e reguladores, reforçando a transparência e a confiabilidade da informação corporativa. Tenho sólida experiência em estruturação de rotinas do departamento de RI, incluindo apresentações para comitês do conselho e elaboração de materiais de divulgação financeira.
Como Diretora Regional de São Paulo no IBRI, contribuo ativamente para o avanço das práticas de RI no Brasil, com foco particular na integração de iniciativas ESG. A minha experiência inclui operações financeiras estruturadas, como emissões de títulos de dívida e debêntures, e foi reconhecida pelo IBRI com distinção em 2021. Além disso, fui nomeada como uma das melhores profissionais de RI no setor de Papel e Celulose pelas pesquisas da Institucional Investor em 2021 e 2022. A nossa equipe está comprometida em fortalecer a posição da Aura Minerals Inc como um player de destaque no mercado global.
Sócio-fundador e co-gestor da CapSigma Investment Partners, uma gestora de fundos de ações da América Latina.
Trabalhou no grupo Credit Suisse por 24 anos, onde começou como trainee em 1997 no Banco Garantia. Foi Co-Head e então Head de Latin America Equities por mais de 10 anos, liderando as divisões de equities advisory, research e trading, onde participou em mais de 150 transações de equities na América Latina, num montante total superior a US$ 100 bi. Anteriormente, foi estrategista e Head de Equity Research para América Latina e analista de Oil & Gas e Utilities por mais de 10 anos. Foi ranqueado entre os melhores analistas pela revista Institutional Investor mais de 30 vezes em diversas categorias, 8 vezes como o melhor analista. Foi membro do Credit Suisse Brazil Executive Board e do Americas Equities Management Committee. Foi também um membro do board do Instituto CSHG e é membro do Conselho de Supervisão do Analista (CSA) na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1996). Foi fellow no Distinguished Careers Institute (DCI) da Universidade de Stanford e tem a designação de Chartered Financial Analyst – CFA pelo Instituto CFA.
Guilherme Setubal é formado em Administração pela PUC-SP com MBA em Finanças pelo Insper. Com mais de 19 anos em Mercado Financeiro nas áreas de Tesouraria e Corporate Banking nos Bancos Modal, HSBC e CCF, Guilherme foi Head de M&A, Relações com Investidores e Planejamento Estratégico, atualmente é o Gerente responsável pela área de ESG (Environmental, Social and Governance) e Relações com Investidores na Dexco S.A.. Além disso, é membro do Conselho de Administração da Copa Energia investida do grupo ITAUSA e também Conselheiro do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores e do Instituto ITAUSA.